(11) 93500-1000
Tratamento Psiquiátrico Contra a Depressão

Tratamento Psiquiátrico Contra a Depressão


A depressão é uma doença de ordem psiquiátrica que causa no indivíduo sintomas como uma tristeza profunda, perda de interesse em tudo que lhe cerca, mudanças de humor e ausência de ânimo. Infelizmente é comum que ela ocasione pensamentos suicidas e por isso é fundamental procurar atendimento médico quanto antes.

De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com o maior número de pessoas depressivas: 5,8% da população sofre com o problema. Nosso país fica atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 5,9% da sua população depressiva.

É importante frisar que a depressão não pode ser considerada uma simples tristeza por algum fato cotidiano, pois se trata de algo diferente disso e muito mais grave. Quer saber mais sobre isso? Acompanhe este post!

 

Como funciona o tratamento contra a depressão?

Na maior parte das vezes, o tratamento é feito com a ajuda de psiquiatra e o psicólogo. Remédios como os antidepressivos também podem ser necessários, especialmente no início do tratamento, e vale frisar que eles não causam dependência no usuário desde que este siga a orientação do profissional de saúde.

É comum que o paciente seja avisado sobre o tempo para que a medicação produza efeitos e este período pode variar de duas a quatro semanas. Outro aspecto são as dificuldades geradas por conta dos efeitos colaterais dessas substâncias, o que pode demandar acompanhamento para ajuste da dose adequada para o paciente.

A psicoterapia também é uma ferramenta importante neste processo, pois é ela que auxilia a pessoa a compreender sua condição, possibilitando-lhe sair dela.

 

Como funciona a internação psiquiátrica?

Em alguns casos, a internação psiquiátrica, cujo objetivo proteger, dar maior segurança e tratar o paciente para que ele se recupere da melhor forma possível, é uma necessidade do tratamento, sobretudo nos casos em que a doença já está em estágio mais avançado e a pessoa pode representar um risco para si mesma, atentando, por exemplo, contra a sua vida.

A internação também se torna uma opção para quem precisa lidar com a crise e se estabilizar. A duração do período de internação varia de acordo com a evolução do paciente: o tempo pode ser reduzido ou prolongado conforme o seu estado clínico.

 

Ainda hoje, muitos não a levam a sério, mas a depressão é uma doença de ordem psiquiátrica que causa muita dor ao indivíduo. É necessário buscar tratamento especializado o quanto antes para lidar com esse mal e a Recovery House busca oferecer o melhor para os seus pacientes. Venha conhecer nossa unidade e converse com nossa equipe!

Blog