(11) 93500-1000
Tratamento da dependência química: sinais e sintomas, tratamento e escolha de clínica

Tratamento da dependência química: sinais e sintomas, tratamento e escolha de clínica


A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a dependência química como sendo uma doença caracterizada pelo uso de substâncias psicoativas. Isso significa que qualquer substância, legal ou ilegal, que cause alterações no estado mental de alguém tem potencial para ocasionar dependência.

Refletir sobre esta definição é importante porque muitas pessoas acreditam que o álcool e o cigarro são melhores do que a maconha ou crack, por exemplo, pelo fato de serem legalizados, mas, na prática, todas essas substâncias provocam alterações no cérebro e por isso viciam.

A diferença, na verdade, está no tipo de alteração realizada e no potencial para viciar, afinal, algumas viciam mais rapidamente que outras. Uma vez que a dependência química se instala, é difícil se livrar dela.

Quer saber como reconhecer um dependente? Siga lendo!

 

Como reconhecer um dependente químico?

Uma vez que alguém se torne dependente químico, a pessoa viverá para o vício. Ela pode até se esforçar para manter a normalidade, mas não vai conseguir fazer isso por muito tempo. Dessa forma, fique alerta aos sinais. Veja alguns deles:

 

  • Observe as amizades: somos amigos daqueles com quem temos coisas em comum. Assim, será possível perceber que as amizades da pessoa se modificarão. Passarão a surgir novos amigos, pessoas diferentes daquelas que você conhece.
  • Vida profissional ameaçada: por mais que o indivíduo não queira, ele não consegue cumprir seus compromissos estudantis ou profissionais como antes, o que significa, boa parte das vezes, mau desempenho escolar que culmina em reprovação e evasão. No caso da carreira, atrasos e faltas se tornam constantes e a pessoa acaba por ser demitida.
  • Conflitos familiares: outro problema constante são as brigas em casa. Elas passam a ser mais frequentes por diversas razões, entre elas o fato de o dependente não valorizar o convívio em família, passando bastante tempo fora de casa. As questões financeiras também podem pesar, pois a pessoa usa a maior parte dos recursos para financiar o vício.

 

Há uma série de sinais físicos que também podem ser observados, os quais variam de acordo com a substância utilizada. Eles podem lhe auxiliar a ter certeza quanto ao uso de drogas.

 

Tratamento e escolha da clínica

A dependência química é uma doença e, como tal, requer tratamento, o qual deve ser acompanhado por profissionais especializados.

A fim de que melhores resultados sejam obtidos, o paciente deve ser cuidado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas e outros especialistas. Assim, o recomendável é que a primeira fase do tratamento ocorra em regime de internação para a desintoxicação seja feita de maneira mais segura.

A escolha da clínica deve ser criteriosa, incluindo visitas ao local e conversa com a equipe. O valor a ser pago certamente é um fator importante, mas não deve ser o único a pesar na escolha do local.

O grande segredo de todo tratamento é fazer o paciente ficar bem do portão pra fora, e nós da Recovery House priorizamos o tratamento na prática, em enfrentamentos de situações de risco e crise, aplicamos técnicas terapêuticas para o paciente criar habilidades de como viver socialmente e se reintegrar de maneira saudável aprendendo a ter liberdade com responsabilidade.

Recovery House oferece aos seus pacientes atendimento especializado, equipe multiprofissional, instalações adequadas e todo o suporte necessário para que os indivíduos internados possam realmente ter a oportunidade de se restabelecerem e assim começarem uma nova história. Venha conhecer nosso trabalho!

Blog