(11) 93500-1000
Tratamento de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Tratamento de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)


O TEPT é um transtorno de ordem psicológica que pode se desenvolver em pessoas que passaram por um momento muito traumático. Ele causa no indivíduo um sofrimento extenuante e prejudica diversas áreas da vida como o trabalho e os relacionamentos.

Este transtorno faz com que a pessoa, ao recordar o ocorrido, reviva o episódio, como se ele estivesse acontecendo naquele exato momento, com a mesma sensação dolorosa e de sofrimento. Essas lembranças causam diversas alterações neurofisiológicas e mentais no indivíduo.

Apesar de o medo ser uma sensação comum às pessoas em situações difíceis, aquelas que têm Transtorno de Estresse Pós-traumático sofrem com um temor excessivo e constante, até mesmo na realização das atividades cotidianas, mesmo quando não existe algo que cause uma sensação de medo ou perigo aparente.

Pesquisas apontam que cerca de 15% das pessoas que já estiveram envolvidas em situações traumáticas como tortura, agressões, abusos sexuais, assaltos, entre outras desenvolveram esse tipo de problema. Quer saber mais sobre TEPT?  Continue lendo este post!

 

Quais são os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático?

É perfeitamente compreensível que as pessoas fiquem abaladas depois de uma experiência traumatizante, porém, quando elas desenvolvem sentimentos ou pensamentos perturbadores ligados ao ocorrido e eles persistem durante um longo período, isso pode ser um indicativo de estresse pós-traumático. É importante ficar atento aos sintomas que serão mencionados a seguir:

 

  • Ter lembranças recorrentes e intensas do ocorrido, as quais causam o aumento da frequência cardíaca e a transpiração em excesso;
  • Assustar-se com facilidade;
  • Ter pensamentos assustadores de forma constante;
  • Apresentar pesadelos recorrentes;
  • Estar constantemente angustiado ou aflito;
  • Ter dificuldades no sono;
  • Apresentar excesso de raiva em dados momentos;
  • Evitar ir a locais que tragam lembranças do momento traumático;
  • Não usar objetos que tragam memórias ou estejam relacionados ao ocorrido;
  • Não querer conversar ou pensar no fato;
  • Demonstrar dificuldade para se lembrar dos momentos que compõem a situação traumática;
  • Apresentar diminuição da vontade de praticar atividades prazerosas;
  • Distorcer os próprios sentimentos ou sentir culpa pelo ocorrido;
  • Pensar negativamente sobre si mesmo.

 

Se você apresenta estes alguns desses sintomas, pode estar sofrendo de TEPT. Neste caso, é recomendável que busque atendimento médico com um psiquiatra.

 

Como funciona o tratamento?

O tratamento do TEPT deve sempre ser conduzido por um profissional qualificado que, neste caso, é o médico psiquiatra.

Este profissional de saúde avalia o paciente, tendo o objetivo de ajudá-lo a vencer os próprios medos e amenizar os sintomas que surgirem. O tratamento geralmente inclui psicoterapia, por meio da qual o psicólogo, através do diálogo com o paciente, busca descobrir e ajudar o indivíduo a superar o medo gerado pelo acontecimento traumático.

Medicamentos antidepressivos e ansiolíticos também podem ser necessários e eles ajudam a aliviar os sintomas de medo, ansiedade e raiva.

O Transtorno de Estresse Pós-traumático deve ser tratado quanto antes. Para isso, é necessário que o paciente procure uma clínica que possua profissionais experientes e capacitados para conduzi-lo. A Recovery House possui uma equipe qualificada sempre disposta a ajudar. Entre em contato conosco.

Blog